Como Jogar Boliche - Blog do Estação Boliche

Dicas do Estação

20

Fev

Aprenda a Jogar Boliche de uma vez!

  • Estação Boliche

Para jogar uma partida de boliche o jogador precisa levar em considerações vários aspectos antes, durante e até mesmo depois da partida encerrar. Os pontos importantes que devem ser observados são desde sua postura inicial junto ao jogo, até a contagem de pontuação. Abaixo vamos separar alguns pontos importantes para que você saiba tudo sobre o jogo de boliche.

Postura Inicial

Segure na bola junto ao corpo, na altura do peito, com braço em "L". Coloque os quadris e os ombros paralelos em relação a linha de falta

Como segurar na bola

Coloque primeiro os dedos médio e anelar nos orifícios da bola e em seguida, coloque o polegar. nem muito justa nem muito folgada para seus dedos. Segure a bola cuidadosamente em ambas as mãos, uma na bola e a outra por baixo apoiando o peso da bola devendo os dedos mindinhos tocar-se ligeiramente.

Como iniciar a jogada

Coloque-se junto à linha de falta (de costas para os pinos), caminhe quatro ou cinco passos em linha reta, então vire-se em direção aos pinos e memorize um ponto de partida. Coloque o pé esquerdo ligeiramente à frente, se for destro (os canhotos devem colocar os pés na posição inversa). Em todas as jogadas procure iniciar a jogada voltando ao mesmo ponto de partida.

Como iniciar os passos

Avance a bola para a frente e saia com o seu pé direito(se for canhoto, use o pé esquerdo), num só movimento (esse é o passo de saída). Ao dar o segundo passo, estique o braço naturalmente, deixe a bola balançar para baixo e para trás. O braço esquerdo deve ser esticado para o lado para auxiliar o equilíbrio (o braço direito, para os canhotos).
Agora a bola deverá atingir o máximo do seu impulso e deixe movimento atingir o máximo possível na altura do ombro (não dobre o cotovelo). Caminhe normalmente e permita que a bola e o braço dêem continuidade ao movimento. Lance a bola, soltando-a firmemente, porém sem empurrá-la.

Fixe o olhar na seta que deseja acertar

Não pare o seu braço de forma rígida, deixe-o continuar o movimento, mesmo após soltar a bola. O polegar deverá apontar para o pino que deseja acertar. Ao final do movimento seu corpo não deverá estar curvado. Seja paciente e execute os movimentos de forma lenta e natural, até memorizar todos os passos.

Pontuação (como efetuar os cálculos):
- Um jogo é composto por 10 jogadas;
- Em cada jogada podem ser lançadas até 2 bolas;
- Caso faça Strike (derrubar todos os pinos na primeira bola), só lançará uma bola;
- Na 10ª jogada poderá ganhar uma bola extra, caso feche um Spare (derrubar todos os pinos com duas bolas);
- Um Strike na 10ª jogada você ganha duas bolas extras.

“O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes.” Leandro Flores

Frame (quadros)

- STRIKE
Cada vez que no 1º lançamento derrubar todos os pinos, aparecerá um X (xis), que é o símbolo do Strike. A próxima jogada começa num novo frame (quadro).
- SPARE
Se derrubar todos os pinos nos dois lançamentos permitidos numa jogada, isso será um Spare, marcado com uma barra inclinada "/", que é o símbolo do Spare.
- FALHA
Se no total das suas jogadas, só obtiver pontos no 1º lançamento, o 2º dará erro e será marcado no seu quadro com um traço. Os pontos creditados serão os do primeiro lançamento.
- SPLIT
Quando os pinos que se mantêm após a primeira jogada formarem uma figura de difícil fechamento, aparecerá um círculo em volta do número de pinos derrubados, significando um Split.
- FALTA
A falta (marcada com a letra "F") aparecerá no Frame (quadro), quando ultrapassar a linha de falta, localizada no início da pista. Nenhum pino derrubado será contado.

Entendeu? Vamos praticar!

A partir de agora você já tem um bom conhecimento sobre o boliche e suas regras e formas de jogar, você já pode começar a praticar esse esporte que é pura diversão. Então... esperamos vocês!
créditos: br.freepik (imagem).

Estação Boliche

Administrador